Com Wagner Moura e direção premiada, 'O Agente Secreto' já tem estreia marcada
- Jéssica Esteves
- 5 de jun.
- 2 min de leitura
Após prêmios em Cannes, longa de Kleber Mendonça Filho confirma lançamento nos cinemas brasileiros.

O aguardado longa 'O Agente Secreto', novo trabalho do diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho, já tem data estimada para chegar aos cinemas brasileiros: início de novembro, segundo anunciou o próprio cineasta em suas redes sociais nesta quarta-feira.
A produção, que até então havia apenas confirmado estreia para o segundo semestre de 2025, ganhou grande projeção internacional no último mês, após ser ovacionada no Festival de Cannes. Lá, o filme venceu dois dos principais prêmios da mostra competitiva: Palma de Ouro de Melhor Direção, para Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura, protagonista do longa.
Com a aclamação em Cannes, 'O Agente Secreto' desponta como forte candidato a representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional. A comparação inevitável é com 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles, vencedor da seleção brasileira no ano passado, que também teve estreia nacional em novembro.
Ambientado no final da década de 1970, durante a ditadura militar no Brasil, o filme acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna ao Recife tentando escapar de um passado sombrio. Aos poucos, ele percebe que o país vive sob um clima de tensão e silenciamento. O elenco traz ainda Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Hermila Guedes, Thomás Aquino e o alemão Udo Kier.
Durante a première em Cannes, Kleber Mendonça comentou a motivação por trás da obra:
"O Brasil tem um problema de amnésia autoaplicada, e que foi normalizada com a anistia proposta em 1979 pelo próprio governo militar, que desde 1964 tinha cometido incontáveis atos de violência contra a população brasileira.”
O filme também despertou interesse do mercado internacional: nos Estados Unidos, será distribuído pela Neon, a mesma empresa responsável pelo vencedor do Oscar Anora. Já a Mubi adquiriu os direitos de exibição no Reino Unido, Índia e América Latina, com exceção do Brasil.
Kommentare